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Posted by : Unknown
segunda-feira, 26 de maio de 2014
Nome:
Hideo Kojima
Nascimento: 24 de agosto de 1963 , Setagaya, Tóquio, Japão
Indicações: VGX:
Designer do Ano
Designer japonês de jogos eletrônicos que
trabalha para a Konami. Foi
vice-presidente da Konami Computer Entertainment Japan e é o diretor-executivo
e chefe de estúdio da Kojima Productions.
Hideo é o criador e diretor de várias séries de jogos populares, incluindo a
série Metal Gear, Snatcher e Policenauts, além de Zone of the Enders e Boktai.
Kojima é constantemente reconhecido por fãs e especialistas da indústria de
videogame como um dos mais influentes e inovadores diretores e roteiristas de
jogos eletrônicos de todos os tempos, bem como estrelando em várias listas de
top 10 diretores.
Kojima nasceu em Setagaya, Tokyo, e
sua família mudou-se para Kobe quando
tinha três anos de idade. Inicialmente tendo ambição de tornar-se um diretor de cinema, juntou-se à produtora
de jogos para o computador japonês de 8 bits MSX,Konami,
em 1986 como Designer. Ele pensava tanto em como seriam seus jogos que
seus colegas de trabalho brincavam "Por que você não termina um jogo antes
de morrer?" O primeiro no qual ele trabalhou foi Penguin Adventure, como
diretor assistente. O primeiro que ele realmente desenvolveu foi Lost World, um
jogo de plataforma estrelado por uma lutadora mascarada, em 1986. Mas a Konami
cancelou o projeto.
Seu primeiro jogo lançado foi Metal Gear, para
MSX2. Lançado em 1987 foi
um sucesso de crítica, tendo sido aclamado em praticamente todo o mundo,
com exceção dos EUA -- País este onde o MSX não encontrou espaço comercial
devido ao domínio do console de 8 bits NES, (também conhecido como Famicon no
Japão). Dessa forma, muitos americanos não jogaram Metal Gear até ele ser
lançado para o Nintendo
Entertainment System, e mesmo assim o jogo passou por várias mudanças
durante o processo de conversão no qual Kojima não esteve diretamente
envolvido. Era estrelado por Solid Snake, um
soldado novato mandado para a fortaleza de Outer Heaven para deter um tanque nuclear bípede conhecido como Metal Gear.
Ficou conhecido como o primeiro jogo de ação "Stealth", no qual o
jogador é encorajado a evitar embates diretos com o inimigo (Isso era devido a
limitações gráficas do MSX, pois o hardware gráfico não suportava muito bem o rolamento
da tela e também não conseguia exibir muitos objetos em movimento).
Ele também foi responsável, em 1988, pela criação do aclamado Snatcher, jogo
de aventura cyberpunk que
se passa durante o ano de 2033(Dependendo
da versão), e tem temática ligada a Guerra Fria.
Em 1990 ele
lançou Metal Gear 2: Solid Snake para
MSX somente no Japão. Foi muito aclamado no Japão pelo seu modo
sofisticado e historia intrincada, já que adicionou muitas mudanças
significativas na série Metal Gear, muitas depois levadas a Metal Gear Solid. Foi dada muita
importância à caracterização do cast e muita ênfase a historia através das
"Cut-Scenes" que tratavam sobre os efeitos da guerra. Outras mudanças foram: a melhora na IA, a
habilidade de rastejar, a adição do radar entre outras coisas. Apesar do sucesso no
Japão, ele foi lançado no ocidente apenas em 2006, como bônus de Metal Gear Solid 3: Subsistence.
Kojima refez Snatcher em 1992 para PC-Engine com
o título de Snatcher CD-ROMantic (Que depois seria levado ao Sega CD,
a única versão lançada em inglês) Também fez o design de Policenauts,
um jogo adventure com temas noir e de ficção científica que se passa em uma colônia espacial (Muitas vezes lembrado como
a sequência "Espiritual" de Snatcher) em 1994;
Snatcher e Policenauts foram considerados grandes sucessos no Japão.
Com o lançamento de Metal Gear Solid para Playstation em 1998,
Kojima tornou-se uma celebridade internacional entre os gamers. Metal Gear
Solid foi o primeiro jogo da série a ter gráficos 3D e dublado por atores, o que deu ao jogo uma experiência mais
cinemática. MGS foi muito aclamado pela sua jogabilidade apurada, personagens e roteiro,
que falava de temas como proliferação nuclear e engenharia genética.
Em 2000 Kojima
apresentou detalhes da sequência de Metal Gear Solid, Metal Gear Solid 2: Sons of Liberty,
para Playstation 2. Com gráficos muito detalhados,
física realista e jogabilidade expandida, logo tornou-se um
dos mais esperados do ano. Foi muito aclamado pela crítica pela sua boa
jogabilidade, gráficos realistas e roteiro que discutia temas como Memes, censura, manipulação,
os problemas da democracia e a natureza da
realidade. Mas recebeu uma reação negativa dos fãs por estrelar um
novo protagonista, Raiden.
Antes de MGS2 Kojima
trabalhou, em 2001, no jogo/anime Zone of the Enders de
sucesso moderado. Em 2003 ele
produziu Boktai: The
Sun Is in Your Hand para Game Boy
Advance. Nele
o jogador é um jovem caçador de vampiros que usa uma arma solar. Ele também começou a
trabalhar em Metal Gear Solid:
The Twin Snakes,
um remake de MGS para Gamecube que usava a engine de
MGS2 e com cenas re-dirigidas pelo diretor de cinema Ryuhei
Kitamura. Foi lançado em 2004.
Após
Metal Gear Solid: The Twin Snakes, Kojima desenvolveu e lançou Metal Gear Solid 3:
Snake Eater para
Playstation 2, que se passa no ano de 1964 (Durante
a Guerra Fria) e envolve sobrevivência na floresta, diferente dos outros jogos,
os quais passavam-se em um futuro próximo e focavam-se em ambientes fechados.
Nele precisa-se usar camuflagem para
evitar o inimigo. Foi lançado em 16 de Dezembro de 2004 no Japão, é
considerado pela mídia especializada um dos melhores jogos eletrônicos já
feitos, com gráficos exuberantes, historia envolvente e jogabilidade precisa.
Ao mesmo
tempo Kojima trabalhava na sequência de Boktai, Boktai 2: Solar Boy Django para
Game Boy Advance. Lançado no verão de
2004. Também lançou Metal Gear Ac!d para PlayStation Portable. Este jogo baseado em
turnos é mais focado em estratégia do
que em ação como
os outros da série. Lançado no Japão em 16 de Dezembro de 2004.
Os últimos
jogos feitos por Hideo foram Metal Gear Solid 4:
Guns of the Patriots(2008) que
põe você novamente na pele de Snake que agora está, muito mais velho devido a
uma doença de envelhecimento precoce, e Castlevania: Lords of Shadow que
também recebeu versão para Xbox 360 (Microsoft),
que foi produzido pela Mercury Steam em parceria com a Kojima Productions,alem dos proximos 2 jogos que fazem Metal Gear Solid 5: Ground Zero e Phantom of Pain.