Popular Post

Posted by : Unknown domingo, 18 de maio de 2014

Obs: análise parcial dos três primeiros episódios.Em breve uma análise completa da temporada.


Desde que 24 Horas encerrou suas atividades em sua oitava temporada (2010), em seu 24º episódio, nenhum fã esperava que Jack Bauer (Kiefer Sutherland) fosse retornar. Ele fez de tudo pra proteger a nação. Sacrificou sua família, amigos e até a ele mesmo. Só a gente, como telespectador, sabia o quanto ele defendia a sua bandeira e seus princípios, mesmo que sempre agisse duma forma que “o fim justificasse os meios”.

Mas nos sabiamos que a história dele não tinha encerrado. Mas ele não podia mais ser visto. Suas ações pra defender os interesses dos EUA causaram rupturas com os russos, chineses e até com a República Islâmica.

Até que quatro anos depois do fim da série, Jack Bauer retorna para mais um dia (na verdade, meio dia desta vez). Serão 12 episódios (12 horas corridas). O formato de 24 episódios em uma temporada correspondendo as 24 horas de um dia finalmente foi quebrado. Qual o impacto disso? Só saberemos no final de 24: Live Another Day (24 Horas: Viva um Novo Dia).

Agora Jack está em Londres. Ainda não se sabe o real motivo, mas o alto comando da CIA consegue capturá-lo (até de forma fácil) e logo descobrimos que ele se deixou capturar. O mais fantástico de ver o personagem após esses anos, é que sua postura de Solid Snake (personagem do game Metal Gear Solid, ou seja, um agente “velho” e cheio de marcas, mas extremamente eficiente) nunca mudou.Logo somos introduzidos a uma CIA com cara de CTU (Unidade Contra Terrorista, base de operações da série) e aos personagens que vão interferir/ajudar Jack nessa missão ainda desconhecida.



24 Horas sempre teve uma grande qualidade em seu roteiro: pegar temas do momento para serem abordados e discutidos. As temáticas abordadas sempre tiveram uma relação com o mundo real: terrorismo, bombas nucleares, armas biológicas, conspirações em agências governamentais, as tentativas de governos de causarem uma 3ª Guerra Mundial e etc. Desta vez, a temática está em cima dos drones. 24 Horas não é a primeira produção a bater nessa tecla, já que até o novo Robocop falou sobre isso, mas será a primeira a mostrar os reais problemas dessas máquinas de guerra: e se alguém assumir o controle dessas naves? Quem paga a conta?

Nesses primeiros episódios, Jack se deixa capturar para ter acesso ao local que Chloe estava sendo torturada. Como ele conhece todos os protocolos dessas agências, foi fácil entrar. Aliás, um agente de campo da CIA, Erik Ritter (Gbenga Akinnagbe), diz em um determinado momento que ele treinou as táticas de invasão executadas por Jack. É só pra mostrar que esse Jack Bauer já fez muita coisa pelo país e até hoje é referenciado no treinamento militar dos EUA.

Enquanto acontece esse resgate da Chloe, vemos o outro lado da história. James Heller (William Devane), que foi Secretário de Defesa dos EUA, agora é o presidente americano. Aparentemente está bastante debilitado e esse plot da doença deve ser abordado ainda. E sua filha, Audrey Heller (Kim Raver), faz parte do comitê. Audrey, pra quem não lembra, é um antigo caso amoroso de Jack Bauer(mas vamos parar por aqui para não dar spoiler para os que querem se inicia na serie).

A partir da ai os plots começam a ser revelados e vemos que ideias já vistas e revistas na serie,estão de volta(sem spoiler assistam!). Eu sei que vai acontecer um desenvolvimento e que no fim esse plot inicial não vai ser nada comparado ao objetivo maior, mas começando desse jeito faz apenas ser uma repetição de plot. Eu até não me incomodo com isso, mas eu esperava um pouco mais, já que nessa temporada terão apenas 12 episódios. Menos obviedade por favor, né? Mas bola pra frente.

Seguindo vemos um elo entre Chloe e Jack ficando forte dessa vez, já que seus segredos são revelados e compartilhados entre ambos.Vemos os nucleos da Casa Branca e da CIA sendo bem desenhado,e por ultimo vemos Jack usando mais uma vez seu poder de improvisação.

E agora o que vai acontecer? 24 Horas encerra o terceiro episódio como acontecia nas suas melhores temporadas: deixando a gente nervoso e querendo assistir o próximo capítulo AGORA.

{ 1 comentários... read them below or add one }

  1. A formula de 24 horas quando surgiu era algo inovador, tratando-se de um segmento que se baseava em cima do tempo real das situações. Reviravoltas, tramas, conspirações governamentais e ate problemas familiares eram situações constantes dentro da serie que com certeza deixava qualquer um roendo as unhas á cada hora (ou capitulo). Entre os seus pequenos altos e baixos e alguns furos no roteiro, a serie de manteve no ar durante 8 anos e agora retorna com a mesma promessa das temporadas anteriores. Me considero fã da serie apesar de achar o personagem Jack Bauer um pouco apelativo e exagero para algumas situações, mas acho que essa proposta já batida em 8 temporadas, não se adéqua mais aos novos tempos e nem agrada mas aos fãs da velha guarda.

    ResponderExcluir

- Copyright © Fabula Geek - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -