Popular Post

Posted by : Unknown sexta-feira, 13 de junho de 2014



Com a chegada da Copa do Mundo ao Brasil eu pensei em algo: porque não falar sobre animes que usam a paixão pelo esporte. Em minha pesquisa acabei me deparando com uma imensidade: Area No Kishi, Hungry Heart Wild Striker, dentre outros, uns mais realistas como é o caso de Giant Killing e outros mais fantasiosos como Inazuma Eleven que o negocio é meio forçado, parece que são os cavaleiros do zodíaco que estão jogando futebol (hehe).


Porem o que talvez mais marcou(pelo menos para mim) foi sem a menor duvida o Captain Tsubasa, anime recomendadíssimo, mais conhecido no Brasil como Super Campeões, não existe um Otaku da era Manchete que não tenha assistido e vibrado com a historia de Oliver, Benji e companhia, e é dela que falaremos hoje.

Super Campeões narra as aventuras do garoto Oliver Tsubasa, que após ter tido literalmente sua vida salva pela bola, que absorveu o impacto de um atropelamento que ele sofrera, passa a dedicar sua vida ao futebol.

Mais ou menos aos 10 Oliver entra para o Nankatsu-FC, onde conhece o goleiro do time rival Benji Wakabayashi, que a inicio se torna seu grande rival, mas que com o tempo passa a ser companheiro de time e grande amigo conhece também Roberto Maravilha, ex-jogador da seleção Brasileira que ao ver o grande potencial de Tsubasa, decide ajuda-lo no sonho de se tornar o melhor jogador do mundo, durante sua jornada no mundo da bola ele conhece vários outros rivais, amigos e companheiros, como Carlos, Kojiro e outros que mais tarde integrariam junto com ele a mais poderosa seleção japonesa já vista.


O manga foi criado em 1981 por Yoichi Takahashi, e  publicado originalmente na Wekly Shonen Jump e é dividido em três partes, Captain Tsubasa que durou de 1981 até 1988, depois veio World Youth que durou de 1994 a 1997 e por ultimo Road To 2002, que durou de 2001 a 2002.

Tsubasa chegou a ser garoto propaganda da seleção japonesa, isso por que a serie foi apoiada pela confederação japonesa de futebol, foi  juntamente com a chegada de Zico no Japão, uma das grandes responsáveis pela popularização do futebol no pais e pela criação da liga japonesa de futebol (J-League).

Já no ramo animado tem ao todo quatro series animadas, em 1983 ganharia seu primeiro anime, feito pelo estúdio Tsuchida Pro, a serie teve um total de 128 episódios contando a historia do manga original e durou até 1986, 3 anos depois a serie ganharia uma continuação direta chamada Shin Captain Tsubasa, com um total de 13 episódios, a serie narra a participação de Oliver e da seleção japonesa no mundial sub-16, ambas as series passavam na TV Tokyo e infelizmente nunca foram exibidas no Brasil.


Em 1994 Captain Tsubasa teve seu primeiro remake, a serie de nome Captain Tsubasa J, foi feita pelo Studio Comet, tendo um total de 46 episódios e durou cerca de um ano, a serie além de narrar os acontecimentos do manga original com alguns cortes em relação a original, narra também parte do manga de World Youth, esta serie também passou na TV Tokyo e chegou a ser exibida no Brasil pela saudosa TV Manchete.

Em 2001, devido à copa do mundo de 2002 que seria sediada no Japão, a Madhouse juntamente com a Group TAC, lançariam o segundo remake de Captain Tsubasa, a serie de nome Captain Tsubasa: Road To 2002, passou no Japão pela TV Tokyo e no Brasil pela RedeTV, e é sem duvida a mais completa, tem um total de 52 episódios e conta com a historia do manga original, do World Youth, os acontecimentos da serie Shin Captain Tsubasa e ainda com a historia do manga Road To 2002.

E essa é uma pequena recordação desse super anime que marcou uma geração.Se não assistiu procure,e que quem já viu não custa nada voltar a se relembrar né!




Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Fabula Geek - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -