Popular Post

Posted by : Unknown segunda-feira, 1 de setembro de 2014




“A batalha do Santuário começou. Depressa, cavaleiros! Percorram as 12 casas, onde estão os cavaleiros de ouro, e salvem Atena, que foi atingida por uma flecha do mal.” Quem tem entre 25 e 30 anos com certeza se lembra de ouvir essa frase diariamente na infância, em frente à televisão, quando Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun e Ikki defendiam Saori Kido, a reencarnação da deusa da sabedoria, de diversas ameaças que visavam conquistar a Terra.

Há 20 anos estreava na TV brasileira, mas precisamente na extinta Manchete, a animação que revolucionou o mercado infanto-juvenil no país: Os Cavaleiros do Zodíaco.

O sucesso da série surpreendeu até a Rede Manchete(com média de oito pontos e picos de 15 no Ibope, chegou a derrotar a Globo) e sua exibição se multiplicou pela grade de programação. 'Cavaleiros' fez explodir a anime-mania no Brasil e pavimentou o caminho para outros sucessos como 'Shurato', 'Yu Yu Hakushô', 'Dragon Ball', 'Samurai X', 'Pokémon', 'Digimon' e tantos outros. A animação japonesa fez nascer um mercado editorial de revistas sobre os heróis da televisão. Durante alguns anos eu não perdia uma edição da revista Herói e depois Herói Gold.


Cavaleiros também despertou o interesse dos telespectadores sobre as pessoas que davam a voz aos seus personagens preferidos. Pela primeira vez, os dubladores saíam do anonimato e eram recebidos em eventos de cultura japonesa como verdadeiras estrelas. A plateia era levada ao êxtase ao ouvir Hermes Baroli gritar “Meteoro de Pégaso”, Élcio Sodré evocar o “Cólera do Dragão” ou a potente voz de Gilberto Baroli com a “Explosão Galática”.

A redublagem da animação, nos anos 2000, também trouxe um presente para os fãs, a abertura da série foi gravada por Edu Falaschi,ex-vocalista da banda de metal Angra, seguindo o original japonês. 'Cavaleiros' também passou a ser exibido na tv por assinatura, no Cartoon Network, e alcançou uma nova geração.


A Serie

O mangá original foi criado, escrito e ilustrado por Masami Kurumada na revista Weekly Shōnen Jump entre 1986 e 1991 e dividido em 28 volumes. A série tem três sagas principais: Santuário, Poseidon e Hades. O volume 13 também contem uma história independente chamada Natassia da Terra do Gelo.

Além dos volumes originais, a série foi reimpressa quatro vezes: em 1995, 2001, 2003 e 2007 e vendeu mais de 34 milhões de cópias no Japão até 2013.

A adaptação para anime é baseada no mangá de mesmo título e segue o mesmo enredo. Produzido pela Toei Animation, teve sua estreia no Japão no canal TV Asahi em 11 de outubro de 1986 e durou até 1989. Foi dirigido por Kōzō Morishita (episódios 1–73) e Kazuhito Kikuchi (episódios 74–114). Os desenhistas da obra foram Shingo Araki e Michi Himeno, com trilha sonora composta por Seiji Yokoyama. Os escritores responsáveis por adaptar a história de Kurumada foram Takao Koyama e Yoshiyuki Suga. A série tem três sagas: Santuário (episódios 1–73), Asgard, exclusiva do anime (episódios 74–99), e Poseidon (episódios 100–114).


Em 2002 começou a ser lançada a continuação até então só existente no mangá, a Saga de Hades. Inicialmente foram lançados 13 OVAs que compõe a fase Santuário da saga de Hades. Em 2005 se iniciou a fase Inferno, que teve mais 12 OVAs. E finalizando a Saga de Hades, em 2008 vem a fase Elíseos, com mais 6 OVAs. Totalizando 31 OVAs, que se somados à série clássica inteiram 145 episódios.
A Serie também gerou 5 filmes animados: Seiya,O Santo Guerreiro, A Grande Batalha dos Deuses,A Lenda dos Defensores de Atena,Os Guerreiros do ArmagedonPrólogo do Céu.

O mangá serviu de inspiração para diversas séries futuras, incluindo B't X, do próprio autor Kumarada, Shurato, Yoroiden Samurai Troopers, Gulkeeva, e Mobile Suit Gundam Wing36

Mangakas famosos atualmente como o grupo CLAMP, Kubo Tite, Yun Kouga, Kouta Hirano e Masashi Kishimoto, o criador de Naruto, já declararam terem sido muito influenciados pelas obras de Kurumada. Tite Kubo, autor da série de mangá Bleach , considera Saint Seiya uma de suas maiores inspirações para os desenhos dos diferentes tipos de armas que seus personagens usam na história, assim como as cenas de batalha.


 Agora, nos 20 anos de sua primeira exibição na extinta Rede Manchete, os cavaleiros de Atena voltam aos cinemas brasileiros. A nova produção, 100% em computação gráfica, que estreou nos cinemas japoneses em junho, será lançada no Brasil em 11 de setembro. É a chance de uma nova geração conhecer o desenho que marcou a infância de muitos como eu. "E Você já sentiu o cosmo?"


Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

- Copyright © Fabula Geek - Date A Live - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -